segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Acróstico é uma composição poética em que as letras iniciais dos versos formam verticalmente uma palavra ou frase, muitas vezes um nome próprio.
Os poetas populares usam esse recurso como forma de identificar suas produções, assegurar a autoria de seus versos que são divulgados em publicações expostas em cordéis, em espaços públicos, como feiras.

Posso dizer que cantei
Aquilo que observei
Tenho certeza que dei
Aprovada a relação
Tudo é tristeza e amargura
Indigência e desventura
Veja, leitor, quanto é dura
A seca no meu sertão (Patativa do Assaré. ABC do Nordeste flagelado. São Paulo: Hedra,2001).

4 comentários:

  1. Oi Amâncio!
    1ª pessoa a comentar!
    Sou seu aluno no colégio JMJ, 9º ano C, João Pedro. Vou ler seu blog porque, como você disse, pode ser que um destes textos sejam colocados em sua provo... ^^

    ResponderExcluir
  2. Não é o primeiro naum ^^
    Ve os comentários das primeiras notícias postadas pelo Amancio!
    Tem gente q comentou 1º
    haushaushasua
    Brass

    ResponderExcluir
  3. Ah! Amâncio falando nisso vê se passa uns livro mais legais viu! Aquele "Amor de perdição" é muito chatoooooo, passa um resumo aí!
    -//-
    Mudando de assunto se você quiser eu estou fazendo curso de Web Design (vou começar quinta agora!), ai eu posso te ajudar a melhorar ( não que não esteja bom!) o blog...
    agora tenho que ler o livro!
    que pena não ter sido o primeiro!

    ResponderExcluir
  4. ó o Joao Pedro tirando o blog do Amancio ...
    uhahuaehuhuaehuae

    ResponderExcluir