quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Respeito

Respeito
É o sentimento que leva as pessoas a dar atenção às outras, a ter consideração, admiração. Significa também homenagem: “Diga-lhes que enviei meus respeitos”. Vem do latim respectu, “ato de olhar para trás”: o passado de uma pessoa engrandece o respeito que se tem por ela.
Respeitar os mais velhos é ouvir o que eles têm a dizer e compartilhar a sabedoria que eles adquiriram durante a vida. Vale não só para as pessoas. A pessoa respeitadora cuida de casa, da escola, da cidade, da natureza. Na história, há muita gente que lutou pelo respeito: aos índios, aos negros, às mulheres. Quem respeita, respeita também as diferenças entre as pessoas e defende que todos recebam tratamento igual, independentemente de raça, religião e condição social.
Frases:
“Qualquer indivíduo é mais importante do que a Via Láctea” (Nélson Rodrigues, escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro).
“É assim que desempenhamos nosso ser social: pelo respeito às tradições, pelo respeito ao saber do outro e pelo exercício do pertencimento a uma teia que nos une ao infinito”. (Daniel Munduruku, escritor brasileiro de origem indígena)
“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante”. (Albert Schweitzer, filósofo, médico, músico, clérigo e teólogo alemão)
“A perfeição da própria conduta consiste em manter cada um a sua dignidade sem prejudicar a liberdade alheia”. (Voltaire, escritor e filósofo francês)
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. (Antoine de Saint-Exupéry, escritor e aviador francês)
“O meu próximo, para mim, é como eu mesmo”. (Terêncio, poeta latino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário