terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Padre Antônio Vieira

Pe. Antônio Vieira

- nasceu em Lisboa, em 1608.
- morreu em 1697, na Bahia.
- é a mais alta personalidade humana e cultural dessa época – Barroco Português.
- possuía um senso improvisador.
- esteve sempre empenhado em aplicar seu ideário de Justiça e Fraternidade entre os homens.

Obras: Sermões (1679-1748) – l5 volumes.
Cartas (1925-26-28) 3 volumes
Arte de Furtar
Quinto Império
História do Futuro (1718)
Clavis Prophetarum (obra inédita e perdida).

Características:

- apresenta uma linha dilemática, contraditória, com antíteses e oposições, instável no esforço de orientar e persuadir.
- preocupação em anular a dicotomia radical existente no ser humano, formado de corpo e alma. (unificar corpo e alma).
- não era gongórico e sim dialético conceptista e insurgia contra os excessos gongóricos.
- para despertar a consciência dos leitores usava de analogias e metáforas.
- apresenta ambiguidades, sentidos ocultos, mistérios – ingredientes sobrenaturais para descortinar paradoxos.
- rigor na lógica do pensamento (começo, meio e fim).
- apresentação dos Sermões através de parábolas.
- linguagem direta e insinuante. (Inventava as histórias de acordo com os problemas do povo – SERMÕES ENGAJADOS – de preocupação social).
- silogismos.

A estrutura dos Sermões segue o plano tradicional, concebido pela Retórica, desdobrando-se em cinco passos:

a- tema: evocação de uma passagem bíblica, que sustente a tese do discurso;
b- intróito: exposição do plano geral do sermão;
c- invocação: pedido de inspiração, geralmente feito à Nossa Senhora;
d- argumentação: corpo do texto, desenvolvido conforme o plano previamente concebido. O suporte teórico vem de exemplos extraídos da Bíblia, das encíclicas papais e dos textos elaborados pelos doutores da igreja.
e- peroração: conclusão, momento de reafirmação das verdades morais expostas no sermão.

Temas abordados por Vieira: temas profanos, voltando suas preocupações para o debate de problemas político-sociais. Focalizou os costumes, a economia, a guerra, a política, a literatura, etc. Criticou a acumulação e a péssima distribuição dos cargos públicos, o que gerava enorme ônus aos cofres do Estado.Censurava igualmente a exploração dos pequenos pelos poderosos, não deixando de lamentar o estado de abandono da agricultura, por força dos pesados impostos cobrados dos camponeses.

Sermão da Sexagésima

- extraído de uma passagem bíblica: “A semente é a palavra de Deus” (S.Lucas VIII, 2).
- apresenta uma parábola para explicar o mundo e as atitudes do ser humano (no sentido de explicar sobre a matéria e o espírito).
- no Sermão da Sexagésima, o orador atinge os fiéis de modo direto e insinuante.
- apresenta na 1ª premissa = introdução quando fala dos três princípios: ou da parte do pregador, ou da parte do ouvinte, ou da parte de Deus.
- apresenta na 2ª premissa = uma parábola na qual narra toda uma passagem bíblica (prós e contras).
- no epílogo – ele fala que o homem não deve sair dali contente e feliz com o que ouvira, mas triste por causa de seus maus costumes, de suas vidas pecaminosas, suas ambições, enfim os seus pecados.

Trechos do Sermão:

“Fazer pouco fruto...parte de Deus” – conceptismo.
“olhos, espelho e luz” – usa metáforas para mostrar o conteúdo de pensamento.
“Deus está pronto de sua parte” – poder de Deus (teocentrismo).
“Lançadas nos espinhos não frutificou, mas nasceu até nos espinhos” – metáfora, analogias ou correspondência de idéias.
Com os Sermões Padre Vieira queria atingir o povo para convertê-los.

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