segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Poesia: arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados. Composição poética de pouca extensão. Gênero poético.
No tocante ao conteúdo, a poesia é uma maneira que o poeta encontra para projetar o mundo e suas coisas de acordo com uma visão pessoal, inteiramente particular. Nessas condições, a realidade exterior, quando aparece no poema, não precisa, necessariamente, de se apresentar tal qual ela se mostra aos olhos de todas as pessoas. Isto significa que o poeta ( o eu) apreende uma determinada realidade que existe no mundo que o cerca (o não-eu), retorna com ela para dentro de si, ou seja, interioriza-a para em seguida projetá-la de acordo com a sua visão, a sua maneira pessoal e particular de encará-la. Desse modo, tudo aquilo que existe no mundo pode se singularizar de acordo com uma óptica subjetiva, para assumir características próprias dessa visão pessoal.
No que diz respeito à linguagem, a poesia oferece uma certa ambigüidade, já que ela nunca diz as coisas diretamente mas, ao contrário, procura sugeri-las, usando de figuras e símbolos.

Quadrilha
Carlos Drummond de Andrade
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
Que não tinha entrado na história.




2 comentários:

  1. Amâncio =)
    Sempre q leio essa quadrilha do Drummond ai em cima euu axo legal pois fala de um amor corriqueiro..e ngm amava ngm.. ou seja o amor naum era correspondido um para c/ outro.. e no final fala de um "personagem" que naum tinha nada a ver com a história.. eh muito legall isso q o carlos* fez... suahusah vou indo ja Amâncio..
    Meus Parabens pelo o seu blog.. =)

    ResponderExcluir
  2. Eu já havia escutado A Quadrilha,
    mas não sabia que era do Carlos Drummond de Andrade.
    Muito legal. :)

    ResponderExcluir